segunda-feira, 2 de março de 2009

Primeira fase da dieta...

Para começar é muito importante esta primeira parte, pois é aqui que começa a perda de peso.

O mecanismo desta dieta funciona para o metabolismo humano tal como no mundo dos animais que hibernam, ou seja, estes não comem enquanto dormem. A natureza está de tal forma organizada que quando estes animais dormem o seu organismo alimenta-se da energia acumulada.

Seria bom que o corpo humano fosse assim, não é?

É aí que entra esta dieta e como o corpo humano não faz isso por natureza temos de o fazer activar esse mecanismo... e para isso basta que durante quinze dias não ingira mais de 20 gramas de hidratos de carbono. Isto vai fazer com que a partir das primeiras 48 horas o organismo comece a utilizar as gorduras acumuladas como energia. Eu sei que os hidratos de carbono são muito importantes numa alimentação equilibrada, mas isso quando não temos energia acumulada, pois os hidratos que ingerimos quando se tem excesso de peso só vai fazer com que se acumule mais... além de que só serão suprimidos nessas duas primeiras semanas, porque depois começa a ingeri-los a pouco e pouco e até ficará a saber qual a quantidade de hidratos de carbono que o seu organismo precisa, e consome, por dia sem engordar (mas essa questão falarei mais tarde quando passarmos para a segunda fase da dieta).

Basicamente nesta fase pode-se comer quase tudo e nas quantidades desejadas, carne, peixe ovos, saladas verdes, iogurtes sem açúcar e gorduras. Pode beber até meio litro de leite magro por dia com café ou chocolate sem açúcar, deverá de substituir tudo o que for açúcar por adoçante.
Os alimentos que não pode de modo algum ingerir nesta fase são derivados de farinhas (pão, bolos, bolachas, cereais, arroz, massas, batatas, cenoura, grão, feijão, fruta, açúcar...).

Para entenderem melhor o que comer vou facultar-vos uma tabela com os valores em hidratos que cada alimento fornece para assim cada pessoa poder fazer o seu próprio menu com o que mais gosta de comer.